Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora Nigeriana, que deixa um ar de advertência e talvez faça você pensar em algo diferente do que sempre ouviu. Se ainda quiser viver uma “vida de conto de fadas”, ainda dá tempo de parar de ler este artigo. Se ficou, leia com os olhos bem abertos. Essa é uma das dicas da escritora para todas mulheres.

A simpática Chimamanda opina que se somente escutamos uma história sobre uma pessoa ou país, corremos o risco de uma má interpretação, de criticar por criticar, de julgar sem compreender. Cairemos num poço de ignorância. Nossas vidas, nossas culturas, estão montadas como um castelo de cartas de histórias sobrepostas, inter-relacionadas. Uma criação de esteriótipos. E o problema dos esteriótipos não é que eles sejam falsos, é que são incompletos. Fazem que uma simples história, se converta em uma única história. Ai mora o perigo.

Outro tema importante abordado pela autora foi o feminismo. Segundo Chimamanda, “criamos as meninas para que sejam competitivas, mas não pelo trabalho e sim pela atenção dos homens”.

Segundo ela, deveríamos combater essas atitudes, por exemplo, segundo a escritora, até nossos cabelos passam por julgamentos.

“O cabelo, muitas vezes, não é apenas cabelo. Certamente, julgamos as pessoas com base na aparência. E, para as mulheres, o cabelo tem esse caráter. Veja, por exemplo, a questão da coloração. Algumas escolhem não tingir o cabelo e essa atitude é interpretada como se ela estivesse rejeitando ideais convencionais de beleza, ou talvez ela “só seja muito orgânica e goste de ioga”. Mas, para as mulheres negras, é ainda diferente.”, defende.

“Gostaria que isso fosse verdade, mas não é. Em todas as partes do mundo as mulheres ainda são julgadas de forma diferente em diversos assuntos. São as mulheres que valorizam mais o casamento, não os homens. São as mulheres que ainda valorizam o compromisso, não os homens. A mensagem da mídia, hoje, é: “Como manter um homem”, “Como encontrar um homem”. E mesmo que você seja uma superprofissional ou tenha uma empresa, não está totalmente satisfeita de verdade até encontrar um homem. Essa é a mensagem. Com os homens é diferente. Então, as mulheres são criadas para achar que o casamento é muito importante. Os homens não. Isso é um problema.”, explica.

Fonte: Estadão

TED Talk em inglês:

0 Responses to “Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Criado em 19 JUL 08

  • 2,841,599 visitas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 730 outros seguidores

Loja Virtual

Oi! Voltei! 😍🙆👩 Boneca Doll triângulos e coração listra colorido disponível em:
http://www.gentequeadora.com.br/

Mensagens (Ordem Alfabética)


%d blogueiros gostam disto: