Meditação para o coração

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MEDITAÇÃO SOBRE O CORAÇÃO, Deepak Chopra

Sente-se confortavelmente num lugar tranqüilo sozinho, escolhendo uma hora em que vai estar equilibrado e sem pressa. De manhã cedo é a melhor hora, já que a sua mente estará alerta e descansada; tente evitar a noite avançada, quando a sua consciência está se preparando para o sono.

Feche os olhos e focalize a atenção no meio do peito, onde está o coração (o fato de que o coração físico está à esquerda é irrelevante – o centro cardíaco espiritual está diretamente atrás de seu esterno.) Fique consciente de seu coração como um espaço. Não tente escutar seu batimento cardíaco ou qualquer outro som que você acha que um coração faz à medida que bombeia o sangue.

O centro cardíaco que você quer encontrar é um ponto de consciência por onde entram os sentimentos. Em sua forma pura é vazio, permeado por uma ausência de preocupações, paz e luz sutil sem peso. Essa luz pode parecer branca, dourada, rosa-pálido, ou azul.

Mas novamente não tente se esforçar para encontrar uma luz de qualquer tipo. Você não está tentando sentir a pureza do centro cardíaco neste momento; tudo que você precisa sentir é o que quer que esteja lá.

Deixando sua atenção repousar tranquilamente ali, respire suavemente e sinta sua respiração indo para o centro cardíaco. Aqui você pode querer visualizar uma suave luz pastel, ou um frescor permeando o peito. Deixe que a respiração entre e saia, e enquanto isso, peça a seu coração que fale com você.

Não coloque isso como uma ordem; simplesmente tenha a tênue intenção de que quer que seu coração se expresse. Durante os cinco ou dez minutos seguintes, sente-se e escute. Seu coração vai começar a liberar emoções, memórias, desejos, medos e sonhos há muito tempo acumulados e, enquanto o faz, vai começar a prestar atenção.

Você pode receber quase imediatamente um lampejo de emoção intensa, positiva ou negativa, ou uma memória esquecida. Sua respiração pode mudar; você pode ficar ofegante ou suspirar. Deixe que a experiência aconteça. Caso comece a ter devaneios ou fique com sono, não se preocupe.

Simplesmente traga sua atenção de volta para o centro cardíaco. Quer ele fale com você com tristeza ou medo, deleite ou prazer, sua mensagem é igualmente benéfica. Prestar atenção no coração é o objetivo desta meditação.

Você vai notar, enquanto continua a fazer esse exercício, que três coisas estão se unindo naturalmente: meditação, purificação e atenção. Você está aprendendo a estar com seu coração para prestar atenção em seu significado espiritual – isso é meditação.

Você está deixando que o material reprimido venha à tona para ser liberado – isso é purificação. Você está prestando atenção em seu coração sem julgamento ou manipulação – isso é atenção. Esse processo é como lavar uma camisa para revelar sua brancura; não fique perturbado se intensas emoções negativas, ou até mesmo o desconforto físico, começarem a aparecer.

Diga a si mesmo que essas sensações estão indo embora; simplesmente peça a elas que vão com facilidade e conforto. Se vozes do medo, raiva ou dúvida começarem a falar, peça a elas que vão embora tão facilmente quanto desejarem. (No caso de dores no peito persistentes, particularmente se há histórias de doenças cardíacas em sua família, você deve naturalmente consultar um médico).

MEDITAÇÃO AVANÇADA

Depois de alguns dias ou semanas praticando essa meditação, você vai saber se quer que ela seja uma parte permanente, de sua rotina diária. Acredito que colocar atenção no coração é algo valioso como uma adição para qualquer programa espiritual; viver a partir do centro do espírito é uma meta constante para qualquer um ao trilhar o seu caminho.

À medida que você progride na prática, vai começar a notar que as sensações, pensamentos, memórias, devaneios e manifestações físicas aleatórias começam a decrescer. O centro cardíaco vai lentamente se revelar como realmente é: silêncio, paz, um brilho caloroso, ou uma luz sutil.

Mesmo que esses vislumbres sejam apenas fugidios, você vai descobrir que as coisas estão começando a mudar para você fora da meditação. Você vai começar a caminhar com um passo mais alegre. Em momentos inesperados, você vai sentir uma sensação de expansão em seu peito; pode querer respirar de maneira mais profunda e satisfatória.

Lampejos de alegria e bem-estar podem vir a você em momentos estranhos. Todos esses sinais indicam que a contramão que a maioria das pessoas mantém ao redor do coração está relaxando. O centro cardíaco foi feito para ser aberto e relaxado. Antes que você possa receber quaisquer compreensões espirituais profundas, essa abertura precisa existir.

A contramão, o medo, a severidade impedem que o espírito entre em você. Na verdade, o espírito não entra, já que está sempre presente. Mas fazer contato com ele é como ser penetrado pela luz e compreensão; é isso que chamamos de fluxo do amor.

O amor e o espírito formam uma conexão toda vez que você medita no coração, a partir da primeira vez. A meditação avançada aprofunda essa experiência e a torna mais consciente. À medida que você dá continuidade a essa prática, vai ficando cada vez mais fácil pedir sabedoria e conselhos ao seu coração, ou simplesmente sentir que é amado.

Você não precisa falar ao seu coração com palavras. A linguagem do espírito vem até nós como uma tranqüilização silenciosa, auto-aceitação, paciência, uma apreciação de simplesmente ser. À medida que essas qualidades se desenvolvem, você está amadurecendo em sua experiência do centro cardíaco.

Texto do livro: O caminho para o amor

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Criado em 19 JUL 08

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