Um manifesto de uma só humanidade

tumblr_ma3myyEjBD1r1ka9vo1_400

 

O novo ser humano contém toda a minha filosofia sobre a vida e sobre como ela deveria ser — vivida em sua totalidade, intensamente, integralmente, de modo que não nos arrastemos simplesmente do berço à sepultura, mas possamos fazer de cada momento uma grande alegria — uma canção, uma dança, uma celebração.

O ser humano obsoleto que existiu até agora está no seu leito de morte. Ele já sofreu muito; precisa de toda a nossa compaixão. Ele foi condicionado a viver infeliz, sofrendo, torturando a si mesmo.

Fizeram-lhe uma promessa: quanto mais ele sofrer, mais se torturar, mais masoquista for, mais destruir a própria dignidade, mais será recompensado. Esse era um conceito muito conveniente, pois o homem que está pronto para sofrer pode ser facilmente escravizado.

O novo ser humano não é um melhoramento do antigo; ele não é um fenômeno contínuo, nem um aperfeiçoamento. O novo ser humano é a declaração de morte do antigo e o nascimento de um ser humano totalmente novo — não condicionado, sem nenhuma nação, sem nenhuma religião, sem nenhum preconceito de homem ou mulher, de branco ou de negro, de Oriente ou Ocidente, de Norte ou de Sul.

O novo homem é um manifesto de uma única humanidade.

O novo amará esta vida, este mundo. O novo aprenderá a arte de viver, de amar e de morrer. O novo não se preocupará com céu e inferno, pecado e virtude. O novo homem se preocupará em aumentar as alegrias da vida, os prazeres da vida — mais flores, mais beleza, mais humanidade, mais compaixão.

O novo ser humano não é alguém vindo de outro planeta. O novo ser humano é você renovado, no silêncio do seu coração, nas profundezas da meditação, nos belos espaços do amor, nas canções de alegria, nas danças de êxtase, no amor a este planeta.

Nenhuma religião o ensina a amar a Terra — e esta Terra é a sua mãe, e estas árvores são suas irmãs e estas estrelas são suas amigas.

Você nasce como um livro vazio e depende de você o que fazer com ele.

Nascer não é o mesmo que viver; é só uma oportunidade que lhe dão para criar a vida… para criar uma vida tão bela, gloriosa e amorosa quanto você pode imaginar, quanto você pode sonhar.

Os sonhos do novo ser humano e a sua realidade serão uma coisa só, porque os sonhos dele estarão enraizados aqui na Terra. Eles trarão flores e frutos. Não serão apenas sonhos — farão do mundo uma terra de sonho.

Perceba a responsabilidade. O ser humano nunca se viu diante de uma responsabilidade tão grande; a responsabilidade de renunciar a todo o passado, a apagá-lo do seu ser.

Esta Terra pode ser um esplendor, uma magia, um milagre. Nossas mãos têm esse toque — o que acontece é que nunca tentamos. O homem nunca deu ao seu potencial uma chance para crescer, para florir, para atingir a plenitude, o total contentamento, para encher a Terra de flores, encher a Terra com sua fragrância. Para mim essa fragrância é a divindade.

E porque conhecemos o velho mundo e suas misérias, podemos evitar todas essas misérias; podemos evitar toda inveja, toda raiva, todas as guerras, todas as tendências destrutivas…

Podemos passar por uma transformação total: podemos criar pessoas inocentes, pessoas amorosas, pessoas que respiram liberdade, pessoas que ajudam umas às outras a serem livres.

Podemos criar condições para que todos tenham dignidade, todos sejam respeitados — não de acordo com alguns ideais e valores, mas pelo que a pessoa é. O novo ser humano será o sal da terra.

Osho, em “Transformando Crises em Oportunidades: O Grande Desafio Para Criar um Futuro Dourado Para a Humanidade”
Anúncios

1 Response to “Um manifesto de uma só humanidade”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Criado em 19 JUL 08

  • 2,924,504 visitas

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 752 outros seguidores

Loja Virtual

Mumu fofinha! 💗
Acesse nosso site na bio!

Mensagens (Ordem Alfabética)


%d blogueiros gostam disto: